Dieta Gracie, a Dieta dos Campeões

Como o nome indica, a Dieta Gracie foi desenvolvida por Carlos Gracie, patriarca e primeiro da linhagem na família que desenvolveu o Jiu Jitsu Brasileiro. Carlos sentia que seus problemas de saúde (enxaqueca, gota e pleuralgia) afetavam seu desempenho como atleta. Foi aí que ele começou a estudar por conta própria, sobre nutrição e o funcionamento do corpo.

Assim, a Dieta Gracie foi feita com o objetivo de fornecer energia e nutrientes para atletas. A dieta não foi feita para perder peso, mas com a inclusão de alimentos saudáveis e a retirada dos nocivos, juntamente com a prática da atividade física, é possível perder peso de verdade.

Ao longo de 75 anos, a Dieta Gracie foi desenvolvida e aperfeiçoada, tendo como “cobaias” os próprios membros da família.


Como Funciona A Dieta Gracie?


Antes de tudo, é necessário estabelecer o ponto em que você está, o que você já faz de certo e o que ainda está fazendo de errado? Só então você pode estabelecer seus objetivos e registrar o seu progresso na Dieta. Também é necessário antes de iniciar a dieta em si, implementar pequenas mudanças, esta preparação para a Dieta Gracie envolve três fases, cada uma durando uma semana, em cada fase você implementará uma nova mudança.


Fase 1:


Comer apenas 3 refeições, com no mínimo 4 horas entre cada uma. Se sentir fome entre as refeições, a indicação é beber bastante água e assim acostumar o corpo à nova rotina.


Fase 2:


Cortar doces e sobremesas: Mais tarde, as sobremesas voltarão, mas a ideia é se acostumar a ficar sem elas. Com o tempo, talvez você nem sinta mais necessidade de comer sobremesa. Se continuar com fome, coma mais do alimento preparado para a refeição em si.


Fase 3:


Você aprenderá a não combinar os carboidratos: (grupo B) na mesma refeição. Quando estas fases terminam, você então aprenderá os detalhes das combinações dos diferentes alimentos.

Uma dieta com um cardápio variado, sem alimentos ou suplementos mirabolantes, eficaz, ao mesmo tempo em que é fácil de seguir (não conta calorias), e feita para dar saúde e energia para quem pratica esportes. Se você queria uma dieta assim, então a Dieta Gracie pode ser uma boa alternativa.

Um ponto importante da dieta é que ela é voltada para a mudança definitiva dos hábitos alimentares. De acordo com Rorion, o livro tem uma abordagem bem gradativa sobre como implementar mudanças, facilitando para que qualquer um se adapte. Isto é muito importante, já que frequentemente as pessoas desistem de dietas e da reeducação alimentar porque as mudanças são muitas e muito bruscas. A ideia é mudar completamente seus hábitos por outros melhores.

A Dieta Gracie se baseia mais no valor nutritivo de cada alimento do que em suas calorias. Ela também leva em consideração a forma como o corpo processa estes alimentos e como estes alimentos interagem entre si.


As comidas são divididas em seis grupos:


Grupo A: Carnes, Gorduras e Oleaginosas, Verduras e Hortaliças: Legumes e verduras (todos), carnes (todas menos a de porco, proibida na dieta) e frutos do mar (todos), gordura e oleaginosas (abacate, amêndoa, azeite de oliva, cacau, castanhas em geral, coco seco, gergelim, manteiga, queijo derretido), combinam entre si e com alimentos do Grupo B.


Grupo B: Carboidratos: Amidos (arroz, aveia, batata, batata-doce, feijão (seco), soja (seca), lentilha, quinoa, centeio, mandioca e derivados, milho (seco) e derivados, trigo (e derivados). Combinam com os alimentos do grupo A, mas não entre si (Você não pode comer arroz e feijão na mesma refeição, assim como misturar batata-doce e tapioca, derivada da mandioca).


Grupo C: Frutas Doces e Queijos: Frutas doces (banana desidratada ou cozida, caqui, figo, laranja lima, mamão, melancia, melão, tâmara, uva-passa), alimentos doces (açúcares em geral, mel de abelha, xarope de agave, melado de cana), queijos frescos e cremosos (queijo-de-minas frescal, ricota, cottage, queijo prato, requeijão) e chás de ervas ou de cascas (camomila, erva-doce, maçã, mate, preto). Combinam entre si e com alimentos do Grupo B, desde que não sejam preparados com gorduras e similares.


Grupo D: Frutas Ácidas: Frutas ácidas (abacaxi, acerola, caju, laranja, limão, maçã ácida, manga, maracujá, pêssego, tangerina, uva ácida, frutas vermelhas, tomate) e alimentos ácidos (iogurte, coalhada e kefir). Não combinam entre si nem com nenhum outro alimento.


Grupo E: Leite: Combina com alimentos do Grupo B, banana (crua ou cozida) e seus derivados (queijo, manteiga). É incompatível com alimentos do Grupo A, açúcares em geral, alimentos doces, abacate e frutas frescas e secas.


Grupo F: Creme de Leite: É compatível com alimentos do grupo B, (Abacate, Abóbora, Banana, Gema de Ovo, Leites e Derivados (Exceto Manteiga). É incompatível com Carnes, Clara de Ovo, Coalhada e Iogurte, Frutas Doces, Verduras.


A Dieta Gracie foi desenvolvida tendo em mente pessoas fisicamente ativas. Portanto, se você não pratica nenhuma atividade física e quer seguir a Dieta Gracie, você tem que implementar um atividade assim no seu dia a dia, mesmo que sejam exercícios de baixo impacto.


Como iniciar e fazer com que a Dieta Funcione?


Para montar o cardápio, você precisa seguir a tabela de combinação de alimentos. E deve levar em conta outro fundamento da dieta: fazer intervalos de 4 horas e meia a 5 horas entre as refeições.

Esse é o tempo necessário para evitar uma reação ácida no organismo, o que pode provocar problemas de sae.

O alimento deve ser visto estritamente com o propósito de nutrir o organismo. Para isso você deve se programar como se fosse realizar uma viagem, mas com direito de levar só uma mala de mão. Assim, você terá muito mais cuidado em suas escolhas.

Mantenha um estoque das suas frutas, legumes e verduras favoritos, todos frescos e terá tudo o que for necessário para as suas refeições.

Alimente-se de castanhas cruas, como castanha de caju, castanha-do-pará, noz e amêndoas, adicionando estas às saladas e aos legumes cozidos. Castanhas são fontes de proteína.

Se você gosta muito de doce, não se entregue ao açúcar, uma sugestão é que você satisfaça seu desejo com uma refeição à base de banana desidratada, uva-passa, tâmara, caqui, melancia e queijos cremosos.

Não pule refeições, nem se esqueça de comer por culpa de outras atribulações. A hora de se alimentar é sagrada para os sábios mestres de Jiu Jitsu. Carlos Gracie muito contribuiu com a qualidade de vida dos praticantes de Jiu Jitsu.


Por Que Fazer A Dieta Gracie?


É verdade que as combinações de comidas são complicadas no início e você pode demorar a aprendê-las. Se você costuma lanchar, então é provável que sinta fome entre as refeições na fase inicial. Entretanto, uma vez que você aprende as combinações e as porções corretas, ela é uma dieta fácil de seguir.

Ela também ajuda você a eliminar os lanches desnecessários e sobremesas, e também a fazer escolhas mais conscientes na hora de montar seu prato.

Além disso, a Dieta Gracie estimula uma vida saudável como um todo, não apenas na alimentação, mas na prática. E mesmo que a dieta não seja respaldada por estudos científicos, ela se baseia em princípios nutricionais e médicos comprovados.

Mais Sobre
Quem quiser comprovar tais teses basta seguir a Dieta Gracie, mostrada nas tabelas abaixo:

Alimentos que combinam entre si e mais um do Grupo B

Carne, Camarão, Caranguejo, Lagosta, Lula, Mariscos, Ovos de aves, Ovas de peixe, Peixes, Polvo, Siri.

Gorduras e oleaginosos

Abacate, Avelã, Azeite, Azeitona, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Coco seco, Gérmen de trigo, Manteiga ou margarina, Noz, Óleo, Pinhão.

Verduras e horaliças

Abobrinha, Agrião, Aipo, Alface, Alho, Alho poró, Alcachofra, Almeirão, Aspargo, Berinjela, Bertalha, Beterraba, Brócolis, Cebola, Cenoura, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Chicória, Chuchu, Ervilha fresca, Espinafre, Feijão verde, Jiló, Milho verde, Mostarda verde, Nabo, Palmito, Pepino, Pimentão, Quiabo, Rabanete, Repolho, Vagem.

Alimentos incompatíveis entre si

Aipim, Arroz, Aveia, Batata doce, Batata inglesa, Cará, Centeio, Cevada, Farináceos, Farinha de mandioca, Feijão seco, Inhame, Trigo e derivados, Lentilha seca, Macarrão, Maisena, Mandioquinha, Milho seco, Tremoço.

Alimentos que combinam entre si e mais um do grupo B, desde que não sejam preparados em gordura

Açaí, Açúcar em geral, Ameixa doce*, Banana assada ou cozida, Banana seca, Caqui, Caldo de cana, Coco verde, Figo fresco, Fruta do conde, Goiaba*, Jaca, Laranja-lima, Maçã, Mamão, Mel, Melado, Melão, Melancia, Pêra, Queijo minas, Queijo prato, Queijos frescos, Ricota, Requeijão cremoso, Tâmara, Uva moscatel.

Nota: a combinação de frutas assinalada com * é desaconselhável

Estes alimentos não combinam entre si nem com os outros

Abacaxi, Abricó, Ameixa ácida, Caju, Carambola, Cereja, Coalhada, Damasco, Framboesa, Graviola, Jabuticaba, Laranja ácida, Limão, Maçã ácida, Mangaba, Maracujá, Morango, Néspera, Pêra ácida, Pêssego, Pitanga, Romã, Tamarindo, Tangerina, Tomate, Uva ácida.

Nota: a combinação de frutas assinalada com * é desaconselhável

Leite

É compatível com:

Alimentos do Grupo B, Banana crua ou amassada, Gema de ovo cozida, Todos derivados do leite (exceto coalhada e iogurte).

É incompatível com:

Alimentos do Grupo A, Abacate, Frutas oleaginosas, Azeitonas, Alimentos doces, Açúcar em geral, Óleos e gorduras, Clara de ovo, Carnes de qualquer espécie.

Creme de Leite

É compatível com:

Alimentos do Grupo B, Abacate, Abóbora, Banana assada ou crua, Gema de ovo, Maçã cozida ou assada, Leites e derivados (exceto manteiga).

É incompatível com:

Carnes, Clara de ovo, Coalhada e iogurte, Frutas doces, Óleo e gorduras, Manteiga, Suco de maçã, Verduras.

Lembre-se: Gema de ovos cruas ou cozidas, côco verde, café e uma variedade de chás são compatíveis com qualquer alimento por serem neutros.